quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Grêmio muda pouco, e grupo vê legado de 2012 como trunfo

A torcida tem reclamado. Pede celeridade da direção. Quer mais contratações. Mas o que é visto por muitos como uma mazela também pode ser encarado como algo positivo. As poucas aquisições do Grêmio para 2013 significam a manutenção de uma base. E aumentam a confiança dos jogadores.

Ao lado de uma pré-temporada dividida em etapas e precavida contra a altitude de Quito, esse entrosamento prévio, herança de 2012, soa aos atletas como um trunfo para a largada deste ano.

Uma rápida comparação entre as duas últimas temporadas evidenciam a mudança de rumo. De 2011 para 2012, a reapresentação contou com oito novidades. Desta vez, apenas quatro contratações confirmadas exclusivamente para o grupo principal. As despedidas ficaram em três.

- A base é muito boa. O nosso time é qualificado. Nosso grupo é diferente, mais experiente e mais fechado. Ano passado muita gente nova chegou, muitos saíram. Agora, todos se conhecem. Resta conhecer o pessoal que está chegando, fazer eles se entrosarem o mais rápido possível - receita Marcelo Moreno, um dos novatos da temporada passada e contratação mais cara, de R$ 10 milhões.

Mais do que haver menos peças para afinar o entrosamento, a manutenção da base funciona também para preservar uma espécie de "memória coletiva", armazenando as experiências (boas e ruins) do que o grupo passou em 2013. Marcelo Moreno atenta, sobretudo, para os tropeços. Entre eles, as eliminações com gols no fim da partidas na Copa do Brasil (Palmeiras) e Copa Sul-Americana (Millonarios).

- Os erros que cometemos no ano passado não podem ser repetidos. É complicado jogar com certos times, então, temos de ser inteligentes. Estamos pronto para encarar times que estão contratando estrelas, por exemplo - avalia o centroavante.

Elano trata de aplacar a ansiedade dos gremistas por mais reforços:

- Entendo o torcedor. Estamos tentando fazer o máximo. Eu também quero conquistar títulos. Em todos os clubes que passei, fui campeão. O torcedor tem de continuar apoiando. O Vanderlei está se empenhando ao máximo.

O Grêmio contratou Dida, Willian José, Alex Telles e Cris. Além deles, quatro jogadores do Juventude vieram para o time reserva que disputará o Gauchão: Folmann, Bressan, Ramiro e Paulinho.

A direção ainda busca um zagueiro - Fábian Balbuena, 21 anos, do Cerro de Presidente Franco, foi oferecido. Um meia também está na mira, e pode ser Marquinho, ex-Fluminense e hoje no Roma. Por fim, o clube quer um atacante. Eduardo Vargas, do Napoli, é o preferencial, apesar da forte concorrência do São Paulo.

A tendência, no entanto, é de que o Grêmio viaje para Quito no domingo com o grupo que já está treinando. No máximo, com o acréscimo de Souza, embora as tratativas com o Porto ainda estejam em andamento.

Via: Globoesporte.com

0 comentários :

Postar um comentário

PUBLICIDADE