sábado, 24 de maio de 2014

Grêmio perde a segunda no Brasileirão

   Chegamos a 7ª rodada do Campeonato Brasileiro e, desta vez, o Tricolor gaúcho enfrentou o São Paulo no Morumbi, num duelo de tricolores.

Foto: Ale Cabral/Agência O Dia
   Vindo de uma série de três vitórias consecutivas, com uma segunda colocação na tabela, e podendo assumir, parcialmente, a liderança da Competição, o Grêmio entrou em campo sabendo que iria enfrentar um São Paulo “mordido”, que vinha de uma goleada de 5 a 2, sofrida contra o Fluminense no Maracanã, que iria buscar a todo custo uma vitória em casa para reabilitar-se.

   Um inicio de primeiro tempo muito bom para a equipe do Grêmio que, apesar de ser o time visitante, sai logo no inicio do jogo para o ataque e até tem alguns bons lances na área são paulina, porém sem oferecer muito perigo ao adversário.
   Passado a pequena pressão inicial, o time gaúcho passa a impressão que da uma cochilada em campo, deixa de pressionar o time do São Paulo, que, por sua vez, aproveita a deixa do time gaúcho e vai ao ataque em busca do gol. Em sua maioria atacando pela direita, o time da casa tem uma boa oportunidade aos 13 minutos onde Luiz Fabiano tenta uma finalização da entrada da área em que Marcelo Grohe pratica a defesa.
   A impressão que tínhamos no inicio, de que o Grêmio dominaria o jogo, foi ficando pra trás com o decorrer da primeira etapa. O Grêmio deixou de atacar constantemente o time paulista e passou a sofrer ataques cada vez mais audaciosos do time da casa. Apesar disso, uma das melhores chances da primeira etapa aconteceu a favor da equipe gremista, aos 20 minutos, com Barcos, que entrou pelo meio da área e bateu forte, mas o chute passou a esquerda de Rogério Ceni.
   A partir dai foram poucas as chances de ataque do time do Grêmio, que passou a se defender mais e, às vezes, até com certas dificuldades de bloquear os ataques do São Paulo.
Prova disso foi o ótimo lance do Tricolor paulista já aos 45 minutos, onde Douglas faz um ótimo passe para Ganso que, ao tentar chutar, é travado na ultima hora por Dudu, que auxiliava na defensiva gremista.

   Na volta para o segundo tempo, logo nos minutos iniciais o técnico Enderson Moreira é obrigado a fazer a primeira substituição do jogo, tirando Riveros, que havia sofrido uma falta dura no primeiro tempo – mesmo assim tentou continuar na segunda etapa, mas não teve condições – e colocando Matheus Biteco em seu lugar.
   Grêmio passou a impressão de que tinha voltado mais ligado para o segundo tempo, marcava mais e era mais ousado que o time do São Paulo no inicio. Mas tudo isso não passou de ilusão. Logo, o Tricolor gaúcho decaiu em campo e o mesmo que havia acontecido no primeiro tempo aconteceu no segundo. Tanto que o time da casa foi quem marcou, aos 16 minutos, em uma falta cobrada por PH Ganso, Lucão desviou de cabeça e marcou para o São Paulo.
   O Grêmio só foi ter outra boa oportunidade aos 28 minutos, quando Zé Roberto, que havia entrado no lugar de Breno, arriscou da meia lua em um chute forte em direção ao gol, mas que Rogério Ceni defendeu sem muita dificuldade.
   Depois disso o Grêmio não fez mais nada em campo. Uma que outra chance aparecia em bolas paradas, mas que na maioria das vezes não eram aproveitadas pelos gaúchos. O Grêmio até tomou um certa pressão dos paulistas; não conseguia criar grandes lances de perigo e quando alguma boa oportunidade surgia, parava na boa defesa São paulina.
   Uma última oportunidade teve o Grêmio aos 48 minutos, já nos acréscimos, quando Barcos dominou a bola com o peito – dentro da área – e mandou um bom chute, mas que passou por cima do gol defendido por Rogério Ceni.

   E ficou nisso mesmo, Grêmio amargou sua segunda derrota na competição e o São Paulo “encaminhou” sua recuperação após a goleada sofrida na última rodada.
   Com a derrota, o Tricolor gaúcho caiu uma posição, ficando em terceiro. Pelo menos até o domingo, quando poderá ser ultrapassado na tabela. Já o São Paulo subiu três posições, indo a 12 pontos e conquistando parcialmente a quinta colocação na tabela.
   Na próxima rodada o Grêmio vai ao Recife onde enfrenta o Sport, enquanto o Tricolor paulista encara o Atlético-PR no Parque do Sabiá.


Ficha técnica:
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno (Zé Roberto); Edinho, Ramiro (Maxi Rodrigues), Riveros (Matheus Biteco), Rodriguinho e Dudu; Barcos.

São Paulo: Rogério Ceni; Douglas, Lucão, Antônio Carlos e Reinaldo; Souza, Maicon e PH Ganso; Alexandre Pato (Pabon), Luís Fabiano e Osvaldo (Boschilia).

Arbitragem:
Wilton Pereira Sampaio
Fabricio Vilarinho da Silva
João Patrício de Araújo

Local: Estádio do Morumbi – São Paulo
Data: 24/05/2014
Horário: 21:00h
Público: 14.992

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Grêmio vence e se mantém na vice-liderança do Brasileirão

   Grêmio e Botafogo se enfrentaram na noite desta quarta-feira no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do sul (terra natal deste que vos escreve), já que a Arena do grêmio teve de ser entregue à FIFA. O jogo foi valido pela 6º rodada do Campeonato Brasileiro de 2014.
  Com um campo molhado, pesado e sob fina garoa no começo do jogo, o tricolor entrou em campo na busca de sua terceira vitória consecutiva para se manter no alto da tabela, enquanto o time do Rio de Janeiro, desfalcado, buscava os três pontos para tentar subir na competição.

   Logo no começo do jogo, aos 5 minutos, Carlos Alberto arrancou ao ataque pelo meio passando por três marcadores gremistas e tocou para Zeballos que mandou no canto, abrindo o placar para o time carioca numa noite fria na serra gaúcha.
    O jogo seguiu pegado e, apesar do campo pesado, bastante corrido dos dois lados. Depois do gol sofrido o Grêmio saiu mais para o jogo, incessante no ataque, volta e meia chegava com perigo na área do adversário, que por sua vez apertou a marcação em seu campo de defesa.
   Duas boas oportunidades gremistas ocorreram por volta dos 20 minutos de jogo, quando Alan Ruiz, em cobrança de falta, exigiu que o goleiro Renan do Botafogo fizesse uma boa defesa mandando a bola para escanteio. Na cobrança do escanteio, após o rebote, novamente Alan Ruiz arrisca um chute forte em direção à meta adversária que sai por cima do gol. 
   O jogo continuou na mesma pegada, forte, com predominância de ataque para o lado gremista que não dava chances para os cariocas chegarem ao ataque. De tanto insistir, o gol gremista saiu aos 43 minutos, no finzinho da etapa inicial quando em um cruzamento pra área Barcos escora para Rodriguinho que manda um “chutaço” em direção ao gol empatando o jogo para o tricolor gaúcho.

   Na volta para a segunda etapa o Grêmio voltou com um gás a mais, e com mais garra ainda pra cima do Botafogo. Investia na maioria das vezes na esquerda com Dudu em lances que davam bons resultados, mas não resultavam em gols. No segundo tempo quem demonstrava uma marcação mais forte era o Grêmio, que pressionava o time visitante em seu campo de defesa evitando que o mesmo criasse alguma coisa e, mesmo quando criava, não resultavam em nada perigoso para o tricolor gaúcho.
   Aos 27 minutos uma pequena confusão entre os jogadores de ambos os times, após uma falta cometida por Emerson Sheik  em Ramiro, resultou em cartão amarelo para ele e também para Barcos. O episodio esquentou ainda mais o jogo perante ao frio de 12º que fazia em Caxias do Sul, na serra gaúcha. 
   Depois da confusão o jogo deu uma leve equilibrada entre os times. O Botafogo até conseguiu dar uma respirada em campo, mas quem ampliou o placar mesmo foi o Grêmio em um lance entre Zé Roberto e Maxi Rodriguez –ambos entraram no segundo tempo – em que o veterano Zé deu um lindo passe para Maxi que teve o trabalho de cortar o zagueiro e tirar com perfeição do goleiro Renan virando o jogo para o Grêmio.

   Perdendo o jogo o time carioca, tenta se lançar ao ataque nos últimos minutos, mas não havia mais o que se fazer. Vitória gremista por 2x1.

   Com o resultado, o time do Grêmio vai a 13 pontos e assume a vice-liderança da competição, enquanto o Botafogo, com 4 pontos, cai para a 17º posição na tabela.
  Na sequencia o Grêmio enfrenta o São Paulo no Morumbi enquanto o Botafogo pega o Vitoria no Moacyrzão.

Ficha técnica:
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Riveros, Ramiro (Zé Roberto), Alan Ruiz, Rodriguinho (Maxi Rodrigues) e Dudu (Edinho); Barcos.

Botafogo: Renan, Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Bolatti, Gabriel (Sassá) e Carlos Alberto (Gegê); Zeballos (Wallyson) e Emerson.

Arbitragem:
Flavio Rodrigues de Souza
Kléber Lúcio Gil
Márcio Luiz Augusto

Local: Estádio Alfredo Jaconi – Caxias do Sul
Data: 21/05/2014
Horário: 22:00h
Público (total): 8.101

PUBLICIDADE